Receba nossos informativos
Nome

Chegou a hora da valorização do seu sindicato

Chegou a hora da valorização do seu sindicato

Image title

 Grande atuação sindical diante da pandemia do Novo Corona vírus

Você sabia? Que na conjuntura atual em decorrência da pandemia da COVID-19, o SINDEMED vem trabalhando ainda mais na proteção dos (as) trabalhadores (as) da categoria que representa, em especial, aqueles mais vulneráveis diante desse momento de calamidade pública?

Como vem sendo amplamente noticiado à categoria no site SINDEMED, tem havido recorrentes mudanças e flexibilização das leis trabalhistas em decorrência da pandemia da COVID 19.

Em razão dessas mudanças promovidas pela flexibilização estão sendo firmados diariamente acordos individuais e coletivos com os trabalhadores em todo o Brasil, e em grande volume pelo SINDEMED como representante dos colaboradores das cooperativas de serviços médicos do Estado de Minas Gerais.

Porém, talvez você não saiba que em todos os acordos individuais firmados por cada colaborador, a cooperativa encaminha um e-mail ao sindicato contendo o que foi acordado, para arquivo do SINDEMED conforme a lei determina.

Contudo, ainda que os acordos firmados não tenham que passar pela aprovação pelo SINDEMED, por expressa previsão legal, não deixamos de analisar individualmente cada acordo individual. Sendo constatanda qualquer inconsistência ou irregularidade, respondemos à cooperativa apondo a nossa ressalva, o que pode ser utilizado pelo trabalhador futuramente, caso seja necessário.

Assim, em toda resposta à (s) cooperativa (s) referente (s) aos acordos individuais firmados pelos colaboradores da nossa categoria, não deixamos de mencionar o que deve ser observado de acordo com a legislação vigente. Sem prejuízo da observância dos prazos de prorrogações, bem como a obrigação de continuar serem garantidos os benefícios previstos na CCT e aqueles concedidos por mera liberalidade pela cooperativa, inclusive, àqueles que tiveram seus contratos suspensos.

Lado outro, a crise econômica vivenciada pelo Brasil e agravada pela pandemia do Novo Corona Vírus, a qual pode-se alongar indeterminadamente ao longo do tempo, também atingiu diversas cooperativas de trabalho médico, que se veem na situação de cortar custos, em razão da queda de suas receitas, o que as fazem cogitar demissões.

É nesse cenário que o SINDEMED busca todos os meios legais e possíveis de flexibilizar as relações de trabalho e adotar medidas, visando, sobretudo, a MANUTENÇÃO DE EMPREGOS E PROTEÇÃO À VIDA E SAÚDE DOS TRABALHADORES que representamos.

Vale esclarecer que, desde a reforma trabalhista ocorrida em 2017, com a retirada da obrigatoriedade de pagamento da contribuição sindical pelo trabalhador e da exclusão da obrigação de necessidade de homologação da rescisão do contrato de trabalho, o trabalhador fica impedido de ter a certeza se seus cálculos estão corretos. Foram medidas que gradativamente ensejaram no enfraquecimento sindical, via de consequência, os trabalhadores ficaram deveras prejudicados com a perda de inúmeros direitos.

Nesse viés, salienta-se que há políticos e também os próprios representados (trabalhador) que buscam em seus discursos, enfraquecer a reputação do Sindicato e desvalorizam a atuação sindical.

Contudo, chegou a hora de resgatar o valor do seu Sindicato, que nunca deixou de lutar por você, que é nosso representado, ainda mais no âmbito da pandemia do Novo Corona Vírus, que aumentou ainda mais a necessidade de intervenção sindical para reivindicar direitos. Sobretudo na formalização/negociação de acordos emergenciais (coletivos e ressalvas em acordos individuais), em especial, durante a crise sanitária provocada pelo alastramento da COVID-19, visando proteger os direitos do trabalhador.

Foram inúmeros acordos coletivos firmados pelo SINDEMED (Ex.: redução de jornada de trabalho, suspensão de contrato de trabalho, revezamento jornadas x home office, preservação da saúde dos colaboradores mais vulneráveis a COVID-19, ambiente social) e reivindicações, desde o início da pandemia, visando, SEMPRE, preservar a saúde dos trabalhadores, os aspectos sociais e, sobremaneira, garantir a manutenção dos empregos.

Assim, aqueles que criticam que o seu sindicato não serve para nada, que ele não tem a menor importância, que não faz nada, e por isso não se sindicaliza e pratica atos contra o sindicato, além de se recusar a contribuir (taxa assistencial e/ou contribuição sindical facultativa), este represeNtado/trabalhador merece um exame de consciência. Pois além de tudo que o SINDEMED já conquistou em benefícios para a categoria, durante esses 30 anos, direitos garantidos por nossa Convenção Coletiva de Trabalho, nesses tempos sombrios de pandemia não paramos um só momento de lutar para defender os interesses da categoria.

É hora de parar com desmerecimento e falta de vinculação das conquistas e reivindicações sindicais angariadas pelo SINDEMED!

Lembre-se o SINDEMED luta há três décadas pelo direito de toda categoria e não só dos sindicalizados, porém sem o custeio financeiro por meio da mensalidade sindical, da taxa assistencial e/ou da contribuição sindical facultativa, a cada dia a esperança de continuarmos existindo e lutando pela categoria definha.

É claro que os sindicalizados, além de fortalecer a categoria frente as nossas reinvindicações junto ao patrões, têm benefícios exclusivos disponibilizados pelo SINDEMED, que são um atrativo a pagar as mensalidades sindicais. Mas o maior incentivo para você, trabalhador, contribuir com o custeio do SEU SINDICATO - SINDEMED, deve ser para que ele continue existindo, e por consequência, a sua CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO e seus direitos nela previstos.

Enxergue o valor do SINDEMED.

Você precisa do SINDEMED para defender seus direitos e interesses junto ao seu empregador.

Valorize o SINDEMED.

Sindicalize-se. Contribua voluntariamente com o pagamento das contribuições assistenciais de custeio sindical.

A UNIÃO FAZ A FORÇA!

Dúvidas podem ser esclarecidas junto ao Sindemed pelo e-mail sindemed@terra.com.br ou telefone (31) 3213-0412.