FIM DO SINDEMED

EmFIM...

A diretoria do SINDEMD/MG, reunida no último sábado, dia 24 de março de 2018, deliberou sobre o provável encerramento das atividades da entidade sindical e o fim de todos os benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

Há meses a diretoria vem se reunindo para deliberar sobre a viabilidade e continuidade do sindicato, por causa da redução violenta das receitas decorrentes da ausência do imposto/contribuição sindical, reflexo da reforma trabalhista. Sem contar o número elevadíssimo de oposições à contribuição assistencial, por opção de quase a totalidade da categoria em não contribuir, decidindo assim pela inevitável extinção do sindicato.

Depois de muitos debates, chegou-se à conclusão que não é justo que os atuais sindicalizados, que representam 10% do todo, tenham um aumento em suas mensalidades para sustentar os outros 90% que não participam sequer com a contribuição assistencial, por motivos diversos. Não cabe aqui qualquer crítica, pois é direito de cada um fazer parte de algo e usufruir, ou não, das respectivas conquistas.

Assim, em caráter provisório, decidiu-se que será mantida a mensalidade para os “novos associados” em R$ 10,00 (dez reais) até a próxima assembleia. Não sendo possível chegar ao mínimo de 5.000 associados até o mês de novembro deste ano, combinado com a diminuição das oposições à contribuição assistencial, a diretoria não poderá assumir a responsabilidade de manter uma instituição que não tem como se sustentar financeiramente, nem tampouco a transferirá a seus associados que, até agora, tem mantido os direitos pactuados na Convenção Coletiva de Trabalho.

É necessário e obrigatório esclarecer que, não havendo renovação da Convenção Coletiva de Trabalho na próxima data base, nenhum direito ali pactuado permanecerá e, assim, cada empregado terá que negociar diretamente com seu patrão as vantagens além da lei, como estabeleceu a reforma trabalhista.

Esta decisão provisória será levada à Assembleia Geral, poder maior de decisão.

Para o momento é o que o SINDEMED/MG tem a informar.

SINDEMED/MG

A diretoria